Após cinco dias de prospecção de negócios no Canadá, Eduardo Campos retorna ao Brasil nesta sexta-feira (06/03) levando para Pernambuco mais uma empresa internacional de grande porte e uma série de novas possibilidades de investimentos. Entre o último domingo e a quinta-feira, uma agenda corrida envolveu contatos com empresas do ramo do petróleo, gás e off shore, ministros de Estado e outras autoridades canadenses nas cidades de Toronto, Calgary e Vancouver.
Líder mundial na fabricação de tubos e revestimentos utilizados na exploração de petróleo, a Bredero Shaw será a próxima empresa internacional de grande porte a atracar em Suape. Segundo o diretor geral Sérgio Ferreira, a Bredero deve investir R$ 100 milhões e gerar mil empregos. Na próxima terça-feira, ele estará em Pernambuco para conhecer Suape de perto e dimensionar o futuro investimento.
O projeto Suape Global foi apresentado nas três cidades e prestigiado por cerca de 300 empresários que atuam na exploração de petróleo, gás e também na indústria naval. Em todas as oportunidades, as palestras sobre o melhor porto público do País e de empresas como a Refinaria Abreu e Lima, o Pólo Petroquímico e a Zona de Processamento de Exportação, causaram bastante interesse por parte dos canadenses. Os eventos foram promovidos por entidades como a Câmara Canadense de Comércio e o Conselho Canadense para as Américas em parceria com Governo do Estado.
Para o governador, os cinco dias no Canadá foram importantes por ser um primeiro passo na atração de novos investidores naquele país, que tem a segunda maior reserva de petróleo no mundo. “É uma grande surpresa quando eles descobrem que existe uma parte do Brasil com 55 milhões de habitantes – portanto maior que os grandes países da America Latina -, a parte do país que mais cresce e oferece grandes oportunidades. O primeiro momento é a informação; no segundo, os empresários têm a curiosidade de ir lá (em Pernambuco) ver o que está acontecendo”, disse Eduardo Campos após apresentação em Vancouver.
Além dos investimentos, o governador, que visitou a Universidade de Calgary – famosa pelos cursos de química e engenharia de petróleo -, ressaltou a importância de um intercâmbio cultural entre os dois países. “O Canadá já é o país que recebe mais estudantes brasileiros. Aqui temos universidades e escolas técnicas voltadas para a formação de recursos humanos para o cluster do petróleo. Temos também importantes operações a fazer entre o porto de Suape e o Porto de Vancouver e aproveitar este momento bonito de expansão econômica que vive o Brasil para trazer para perto o Canadá, um país muito importante da América do Norte”, explicou Eduardo Campos. Com informações da assessoria do Governo.
Eduardo faz balanço positivo de viagem ao Canadá
01/06/2011