A uruguaia Cristal PET confirmou a instalação de uma unidade em Pernambuco, ajudando a consolidar o polo de preforma já existente no Complexo Industrial Portuário de Suape. O investimento, de R$ 33,4 milhões, ocupa área de 5,23 hectares e deve gerar 40 vagas durante a construção. Na operação, serão 75 empregos diretos e 60 indiretos. A empresa deve produzir 1,3 bilhão de preformas/ano.
A Cristal PET, pertencente ao grupo Cristalerías, é a terceira empresa confirmada para o polo de preforma de Suape. As obras civis da Brasalpla estão na reta final, enquanto que a Pet Nordeste deve iniciar sua construção em setembro. O terreno da Cristal PET fica em frente à fábrica da Brasalpla e ao lado da Pet Nordeste, no município do Cabo de Santo Agostinho. A Lorenpet, se confirmada, será instalada na mesma região.
De acordo com a administração do complexo industrial portuário, a licitação para a alienação da área para a Cristal PET ocorrerá no início de agosto, com início das obras previsto para o primeiro semestre de 2010. Enquanto a planta não fica pronta, a empresa opera provisoriamente em Jaboatão dos Guararapes.
O negócio da Cristal PET é a produção de preformas para garrafas retornáveis e não retornáveis através de sopradores. Juntas, as quatro empresas do polo vão empregar 300 pessoas na construção e gerar cerca de 700 empregos diretos e indiretos na operação. O que viabiliza o desenvolvimento do polo de preforma é o PET produzido pela M&G.
Cristal Pet terá fábrica no estado
14/07/2011