Sest inaugura unidade no Cabo

A demanda de investimentos em Pernambuco atinge também o setor de transportes. Sob a ótica de qualificar e promover o bem-estar entre os motoristas, foram inauguradas esta semana duas novas unidades do Serviço Social de Transportes/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) no Estado. Ontem, com a presença do governador Eduardo Campos, foi aberto o estabelecimento no Cabo do Santo Agostinho, para atender todo o entorno do Complexo Industrial Portuário de Suape. Na quinta-feira, o atendimento começou em Caruaru, no Agreste. Os investimentos somam cerca de R$ 30 milhões.

As unidades oferecem diversos serviços, que vão de atendimento médico a treinamento profissional. “Temos capacitação para toda a linha de motoristas (são mais de 100 cursos). Quem vai dirigir um treminhão, por exemplo, precisa passar por testes específicos”, apontou o presidente do Conselho Regional do Sest/Senat Nordeste 3, Newton Gibson. Na área de saúde, as pessoas têm direito a acompanhamento psicológico, oftalmológico e odontológico.

O governador Eduardo Campos destacou o fato de 40% dos serviços serem destinados às comunidades do entorno de cada unidade. “Esse é um empreendimento que vem na direção de qualificar e treinar as pessoas para o mercado de trabalho. E também o trabalho social que tem na área de saúde, de odontologia e de médicos”, pontuou.

Além dos estabelecimentos recém-inaugurados em Pernambuco, o Sest/Senat possui unidades em Petrolina e no Recife. Já está engatilhada a implementação de uma sede em Salgueiro, para atender a demanda gerada pela ferrovia Transnordestina - reivindicação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho.