Quem estava esperando por uma oportunidade para se qualificar para os investimentos que estão se implantando no Complexo de Suape, pode começar a se preparar para concorrer a uma vaga no 5º ciclo do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp). A partir da próxima terça-feira será publicado o edital e serão abertas as inscrições para o processo seletivo. O Prominp oferece capacitação gratuita com proposta de preparar profissionais para atuar na indústria de petróleo e gás natural. Nesta quinta etapa, Pernambuco lidera o número de vagas oferecidas entre os 13 Estados contemplados pelo programa no Brasil. Do total de 27.915 vagas, o Estado terá 8.326. Esse número representa 67% do total destinado ao Nordeste.
O edital contendo todas as regras para os interessados em participar do processo seletivo será publicado, depois de amanhã, no Diário Oficial da União (DOU) e estará disponível para consulta e download na internet, nos sites do Prominp (www.prominp.com.br) e da Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br).
Além de Pernambuco, as vagas serão oferecidas para os Estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo. Serão oferecidos cursos para nível básico, médio, técnico e superior. A coordenação do Prominp não antecipou quais serão os tipos de cursos, que serão divulgados no edital. Nos últimos ciclos foram abertas vagas para soldador, caldeireiro, montador de estrutura, engenheiros, dentre outros.
O grande número de vagas destinadas a Pernambuco é para atender a necessidade dos empreendimentos que estão se implantando no Estado. No Complexo de Suape estão em construção uma refinaria de petróleo (Abreu e Lima) e um complexo petroquímico (PetroquímicaSuape), integrado por três fábricas. Além disso, depois de qualificados, os profissionais terão chance de disputar colocações nos estaleiros e nas demais indústrias que estão chegando a reboque dos grandes investimentos. A coordenação do Prominp esclarece que a participação nos cursos não garante emprego aos alunos, mas que são grandes as chances de colocação no mercado de trabalho após a qualificação.
Para participar dos cursos do Prominp, os candidatos precisam atender às exigências do edital para a vaga pretendida e ter idade igual ou superior a 18 anos (veja quadro ao lado). As inscrições são pagas e o candidato aprovado poderá receber uma bolsa auxílio mensal, caso esteja desempregado, que varia de R$ 300 a R$ 900.
DIFICULDADES
Apesar da gratuidade do curso e do bom número de vagas destinadas a Pernambuco, os candidatos no Estado têm enfrentado dificuldades para passar nas provas. No 4º ciclo do Prominp, que se encerrou este ano, das 7.517 vagas disponibilizadas, 6.064 foram ocupadas. Isso quer dizer que 20% dos cursos deixaram de ser preenchidos. A situação reflete a baixa qualidade da educação básica.
A situação é tão flagrante que o governo de Pernambuco realizou desenvolveu um projeto para garantir reforço de escolaridade, com aulas de português e matemática para os candidatos. A seleção do Prominp submete os candidatos a provas de português, matemática e raciocínio lógico.
Este ano, o governo de Pernambuco lançou uma segunda etapa do programa de Reforço de Escolaridade, com a proposta de melhorar o nível escolar de 10 mil candidatos às vagas no Prominp e em outros empreendimentos demandantes de mão de obra no Estado. A primeira fase capacitou cerca de 5 mil pessoas.
A chance de trabalhar em Suape
27/05/2011