Até o início de setembro a central de distribuição da General Motors (GM) em Suape receberá mais dois carregamentos do Chevrolet Agile, carro importado de sua fábrica em Rosário, Argentina, via Porto de Zatare. O primeiro navio, o Lavender V18, deve atracar no próximo dia 23, com 461 automóveis. No dia 2 de setembro chegam mais 426 unidades no navio Olympian V153, totalizando 887 veículos.
O terminal da GM foi inaugurado no dia 6 de maio, quando recebeu cerca de 400 carros modelo Agile. O pátio, de 37 mil metros quadrados, tem capacidade para movimentar até 25 mil unidades por ano. O empreendimento recebeu um aporte de R$ 30 milhões e vinha sendo negociado desde maio de 2008 com o governo do estado. Daqui, a GM distribui seus veículos para 49 concessionárias em 14 estados das regiões Norte e Nordeste.
Por enquanto, apenas o modelo Agile está sendo distribuído via Suape. Mas, quando da inauguração, o vice-presidente da GM do Brasil José Carlos Pinheiro Neto garantiu que estaria trazendo também o Malibu, produzido nos Estados Unidos, neste segundo semestre. Em 2011, está prevista a importação de outros dois modelos - o Captiva, produzido no México, e o Camaro, fabricado no Canadá. Esse último será lançado no Brasil em outubro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo.
A operação da central envolve atividades como atracamento dos navios, inspeção, transferência dos carros do navio para o pátio, armazenamento, preparação dos veículos e carregamento, que é o embarque nas carretas. Esse trabalho envolve a mão de obra direta de 45 pessoas e mais cerca de 200 empregos indiretos a cada desembarque (portuários, transporte, logística etc).
Desde o início, a central de distribuição de veículos da GM em Suape tem sido vista como um trampolim para a instalação de uma unidade industrial da montadora no estado. O presidente da GM no Brasil e Mercosul, Jaime Ardila, tem dito que Pernambuco terá prioridade caso a companhia decida ampliar a produção.
O polo automotivo do Complexo Industrial Portuário de Suape poderá contar, ainda, com fábricas chinesas. O governo do estado anunciou a implantação de uma montadora de motos da Shineray e negocia com a Chery, que planeja instalar uma fábrica de carros populares no Brasil. No início do mês, executivos de um grupo chinês também estiveram em Suape prospectando negócios para possível instalação de uma unidade para fabricação de vans e utilitários.
Central da GM receberá novos carros até setembro
27/05/2011