Grupo chinês anuncia centro de distribuição

Pernambuco entrou na rota dos investimentos chineses no Brasil. Depois de anunciar um aporte de US$ 12 milhões na construção de uma montadora de equipamentos pesados para a construção civil, no Complexo de Suape, o grupo XCMG (Xuzhou Construction Machinery Group) vai construir um Centro Logístico de Peças, no Recife. Com investimento de US$ 3 milhões, o centro vai fornecer itens para manutenção e reposição dos equipamentos.

O vice-presidente financeiro da XCMG, Hu Xiang Yang, diz que Pernambuco foi escolhido para sediar o primeiro centro do Brasil, em função da localização estratégica e do volume de vendas de equipamentos para a construção no Estado. “O nosso projeto é construir esses centros em 12 países. No Brasil serão dois: um no Recife e outro em São Paulo”, adianta Yang, que participou ontem de visita a Suape, junto com uma comitiva de executivos da XCMG. A localização do centro ainda não foi definida, mas a expectativa é que fique próxima ao Porto do Recife, que vem concentrando os desembarques de equipamentos do grupo, enquanto o empreendimento em Suape não é concluído.

No Brasil, a XCMG é representada pela Êxito Import & Export/XCMG Brasil, que tem a exclusividade da importação e distribuição dos produtos no País desde 2007. Há 20 anos, o grupo é líder na fabricação de equipamentos para a construção na China e hoje ocupa a 10ª posição no ranking mundial. No ano passado, a XCMG vendeu 200 equipamentos para o Brasil e a estimativa para este ano é chegar a 350 máquinas, entre escavadeiras, carregadeiras, caminhões-guindaste e outros. Atualmente, o grupo exporta 15% do total de equipamentos que produz. “O Brasil é destino de 2,5% dessas vendas externas e a estimativa é dobrar essa participação já no próximo ano”, prevê Yang.

O diretor de Comércio Exterior da Êxito, Rubens Azevedo, diz que o grande número de obras em Pernambuco e no Nordeste justifica a implantação de uma montadora no Estado. “Para se ter uma idéia, 80% dos guindastes em operação hoje em Suape, 80% são da marca XCMG”, comemora. O executivo destaca que, na semana passada, o empreendimento recebeu a licença ambiental da CPRH para iniciar a construção da montadora e vai começar as obras de terraplenagem.
A montadora terá capacidade para montar 40 máquinas por mês. Os equipamentos desembarcarão semimontados em Suape e serão concluídos no Estado. A unidade vai gerar 150 empregos diretos, além de outros 25 postos de trabalho numa central de distribuição. Serão montados tratores de terraplenagem, caminhões-guindastes, motoniveladoras e escavadeiras hidráulicas para atender ao mercado brasileiro.