Pernambuco acelera expansão da fábrica da T&A

A unidade da T&A Pré-Fabricados, no município de Igarassu, é uma demonstração prática da efervescência no setor de construção civil em Pernambuco. Responsável por fornecer estruturas de concreto para shoppings, indústrias, supermercados e obras de infraestrutura em geral, a empresa está em plena expansão para acompanhar o crescimento da demanda. Dentro do parque fabril, o que se vê são obras de ampliação para atender às obras dos clientes. A extensa lista de novos contratos inclui o Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga, o Shopping RioMar e várias obras no Complexo de Suape.

O diretor da T&A, Vitor Almeida, diz que Pernambuco está puxando o crescimento da empresa, que deve fechar 2010 com taxa de 20% no volume de concreto em relação ao ano passado. “No Estado, essa taxa chega a 30%. Dependendo do volume de obras vamos realocar parte da produção para nossas unidades industriais do Ceará e da Bahia”, adianta. De 2009 para cá, a T&A investiu R$ 7,5 milhões na aquisição de novos equipamentos e em obras físicas na fábrica de Igarassu. O número de centrais de concreto (que misturam cimento, areia, brita e outros aditivos) dentro da fábrica saltou de quatro para sete. Além disso, a empresa comprou oito novos pórticos (usados para movimentar peças de concreto na unidade), totalizando 20 guindastes. O quadro de empregados também teve um acréscimo de 200 pessoas, chegando a 600 colaboradores só em Igarassu.

Uma das áreas que está dobrando o volume de produção é a das lajes alveolares (usadas para fazer os pavimentos dos prédios). A ampliação é para atender, principalmente, a obra do Shopping RioMar, do Grupo JCPM, que vai consumir 38 mil metros cúbicos de concreto, o equivalente a 7,5 vezes a produção mensal da fábrica.

Maior empresa de pré-fabricados para obras de médio e grande porte no Norte e Nordeste, o desafio da T&A é investir em inovação para se manter na liderança do mercado. “Esse é o nosso diferencial para nos destacar no setor. Uma das novidades que desenvolvemos é a estaca centrifugada, que é mais resistente e suporta cargas maiores. Além de nós, apenas mais uma empresa fabrica o produto no País”, comemora Vitor Almeida. Além de estacas e lajes, a T&A produz pisos, pilares, vigas e blocos de concreto.

SUDESTE

Além da expansão local, a T&A também faz sua estreia no mercado do Sudeste, com a aquisição de uma unidade de pré-fabricados, no município paulista de Itu. A empresa investiu R$ 25 milhões na compra da Cinasa, que já é conhecida do mercado na região. “Nossa previsão é que dentro de três anos os projetos no Sudeste representem um terço do faturamento da companhia”, calcula.

Por enquanto, a unidade de Itu está sendo customizada e modernizada para acompanhar o padrão de produção da T&A no Brasil e deve entrar em operação dentro de dois meses.