Alcoa vai investir R$ 3,2 milhões

A Alcoa anunciou investimentos de R$ 3,2 milhões em sua unidade de Itapissuma, localizada no Grande Recife. A quantia servirá para aumentar em 67% a produção de perfis com acabamento anodizado, processo eletroquímico de aplicação de revestimento protetor ou decorativo em superfícies metálicas, utilizados na construção civil. A produção vai abastecer os os mercados do Norte e Nordeste.

O aporte será destinado basicamente à aquisição de novos equipamentos. A fábrica de Itapissuma produz anualmente cerca de 600 mil toneladas de perfis anodizados e pretende atingir a marca de 1.000 toneladas já no próximo ano.

“Com o novo investimento em Pernambuco, além das soluções em sistemas para esquadrias, a Alcoa também apresenta nova linha de acabamentos”, diz José Carlos Cattel, responsável pela Divisão de Extrudados da Alcoa.

Atualmente, a Companhia produz em sua fábrica de Itapissuma, considerada pelo grupo um dos mais importantes complexos industriais da Alcoa América Latina e Caribe, produtos laminados e perfis com acabamentos natural, pintado e anodizado para aplicações industriais e mercado de construção civil.

Os sistemas de esquadrias da Alcoa têm por objetivo a praticidade na instalação, possibilitando menos tempo gasto com construção. Os produtos permitem soluções para diversos projetos arquitetônicos.

Em Itapissuma a Alcoa possui também uma fábrica de laminados, hoje com aproximadamente 1.000 funcionários. Os produtos dessa unidade atendem a inúmeros mercados e são utilizados nos setores farmacêutico, alimentício, da construção civil, automobilístico, naval, têxtil, eletrodoméstico e de bicicletas. No caso de perfis extrudados, destinam-se aos setores de transporte, máquinas e equipamentos, elétrico, bens de consumo e construção civil.

A Divisão de Extrudados da Alcoa é responsável pela fabricação de perfis de alumínio para atender a setores industriais diversos, como transporte, máquinas e equipamentos, bens de consumo, construção civil, entre outros. Além de Itapissuma, a Alcoa produz perfis extrudados em Santo André e Sorocaba (dois municípios de São Paulo) e Tubarão, em Santa Catarina.

A Alcoa Alumínio está presente no Brasil há 45 anos. É subsidiária da Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado e alumina. É responsável por ter inventado a moderna indústria do alumínio, há 120 anos. Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de 7 mil funcionários e opera em seis Estados brasileiros: Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina – incluindo uma nova mina de bauxita, instalada em Juruti (PA).