Empresa americana assina acordo para beneficiar coque em Suape

Nesta segunda-feira (5) a empresa americana Oxbow Carbon Minerals LLC assinou dois acordos com a Petrobras para instalação de uma unidade de beneficiamento de coque – um subproduto do petróleo – que será produzido na Refinaria Abreu e Lima (RAL), no Complexo de Suape.

O acordo para trazer a Oxbow para Pernambuco começou a ser costurado ainda em 2007, durante visitas do governador Eduardo Campos a escritórios da empresa em Miami (EUA) e Roterdã (Hol). Os investimentos para a implantação de uma calcinadora giram em torno de R$ 350 milhões. A unidade irá transformar o coque verde em coque em pó. Apenas São Paulo detém este tipo de serviço em todo o país.

Do total de petróleo que entra numa refinaria, o coque – combustível utilizado também na produção do aço – representa entre 5% e 10%.  A Oxbow é uma empresa americana com mais de 100 anos de atuação e representada em todos os continentes com 20 escritórios. É a maior distribuidora de coque de petróleo do mundo, com remessas anuais de quase 11 milhões de toneladas. Em Suape, a produção pode chegar a 500 mil toneladas/ano.