Ideais para a concretização de bons negócios, as visitas técnicas e as rodadas de negócios realizadas durante a Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri) tem gerado expectativa nos produtores da região. A feira, que este ano terá como tema A sustentabilidade da hortifruticultura irrigada do Vale do São Francisco - Cenários, desafios e perspectivas, pretende atrair mais de 60 mil visitantes e movimentar aproximadamente R$100 milhões.
O evento, que este ano será realizado no Campus da Universidade do Estado da Bahia-Uneb, em Juazeiro, tem deixado os produtores de olho nas oportunidades. Foi durante a feira do ano de 2005, que os produtores da associação Manga Brasil conquistaram o mercado externo. “Foi durante a Fenagri que fizemos nosso primeiro contato com compradores holandeses. Foram muitas as negociações até que em 2007 exportamos seis contêineres para a Holanda”, ressalta Josival Pereira, diretor de marketing da associação.
Ainda segundo o diretor, na edição da Fenagri de 2009, a associação foi mais além: aceitou o convite da coordenação da feira para receber a visita de uma delegação na área abrangida pelos produtores associados.
Segundo o secretário de Agricultura do município, Jairton Fraga, apesar de a crise econômica não estar como pauta principal do evento, as discussões geradas pela Fenagri buscarão sempre focar a melhoria do agronegócio local. “As questões que impactaram a agricultura de exportação já foram muito discutidas e não está sendo nossa pauta agora, as temáticas da Fenagri serão na perspectiva de sustentabilidade.Teremos várias oficinas para micro e pequenos produtores. O objetivo não é resolver, mas apresentar perspectivas de sustentabilidade à agricultura regional”, explica Fraga.
Fenagri é esperança para a realização de novos negócios
14/07/2011