Central da GM começa a operar no dia 23

A tão esperada central de distribuição de veículos (CDV) que a General Motors (GM) implantou em Pernambuco será finalmente inaugurada no próximo dia 23. O investimento foi confirmado em janeiro de 2008, antes da crise mundial, e o início das operações da CDV, previsto para o ano passado, atrasou bastante. Quem garantiu a nova data, ontem, foi o presidente da GM do Brasil e do Mercosul, Jaime Ardila. A unidade concentrará as importações de veículos da montadora para vendas no Norte e Nordeste.

O foco maior dessa primeira etapa de operação da central de distribuição, instalada no Complexo Industrial Portuário de Suape, é a importação do Agile, modelo fabricado na Argentina.

Lançado em 2009, o modelo é hoje considerado um sucesso de vendas, com aproximadamente 6 mil unidades por mês. Pelo menos até o final do ano passado, o Norte e o Nordeste respondiam por 18% desse volume de vendas.

Ardila, que concedeu entrevista durante o evento de lançamento do novo Corsa Sedan, ontem, não falou em cifras, mas o número de Agiles importados pela nova CDV deve girar em torno de 1.000 unidades mensais.

Além desse modelo, contudo, também poderão ser importados, em escala menor, o Captiva, do México, e o Omega, da Austrália. Esses veículos, por terem uma faixa de preços acima do Agile, naturalmente têm uma saída menor nas lojas e demandam um volume menor de unidades importadas.

Todos os números de importações, claro, podem variar de acordo com a demanda do mercado.

O investimento na CDV, segundo comentou em julho passado o vice-presidente da GM no Brasil, José Pinheiro Neto, ficou em US$ 15 milhões.

O pátio usado pela montadora tem 3,5 hectares e estava ocioso desde 2001. Naquele ano, foram encerradas as operações da Fiat e da própria GM em Pernambuco.

A vantagem de operar em Suape, para a General Motors, é uma economia de três a cinco dias com relação às importações da fábrica da Argentina, originadas no Porto de Zárate. Hoje, a entrada dos veículos no Brasil se dá pelos portos de Santos e do Rio Grande do Sul.

Eventualmente, no futuro, Suape poderá receber também algo da produção brasileira de automóveis, transportados para Pernambuco via portuária e daqui distribuídos, por cabotagem.

Outra grande expectativa dos pernambucanos é que a CDV seja o primeiro passo para a instalação de uma montadora de veículos no Estado.