O número de beneficiados do Programa Chapéu de Palha do Vale do São Francisco vai crescer no próximo ano. O governo de Pernambuco concedeu o benefício a 8.169 trabalhadores este ano. A perspectiva para 2010 é ajudar 15 mil pessoas. O número aumentou porque o governo estadual incluiu novas categorias na lista. Este ano, o programa foi restrito aos trabalhadores da plantação e da colheita. Agora serão incluídos os embaladores, auxiliares de casa de embalagem e câmara fria e os tratoristas.
A mudança no programa foi publicada na edição do último dia 17 do Diário Oficial do Estado. O governo ainda publicou outras modificações, como a extensão do beneficio para os trabalhadores das três últimas safras. Antes, somente as pessoas que trabalharam na safra do ano poderiam contar com a ajuda. Além disso, o cadastro da família será feito, preferencialmente, em nome da mulher.
Os trabalhadores devem fazer o cadastro no período de 13 a 20 de janeiro, nas sedes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais das áreas de abrangência do programa, com atendimento das 9h às 17h. O programa engloba as cidades de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Belém do São Francisco, Cabrobó, Orocó e Petrolândia. O benefício é pago nos meses de fevereiro a maio e pode chegar a R$ 232,50.
Para fazer o cadastro, o trabalhador precisar levar as cópias e os originais dos seguintes documentos: CPF, identidade, Carteira de Trabalho ou contrato de rescisão (referente ao período de 1º de junho de 2009 a 12 de janeiro de 2010), número do PIS ou do NIS e comprovante de residência. Pelo menos um membro da família beneficiada tem que participar de alguma ação promovida pelo governo do Estado.
Em fevereiro do próximo ano, a lista dos beneficiados será divulgada. O Chapéu da Palha oferece o rendimento que serve para complementar o Bolsa Família nos meses de entressafra, além de capacitações e cursos profissionalizantes destinados aos jovens e às mulheres. Mais informações podem ser obtidas pelo número 0800-282-5158.
Da redação - Jornal do Commercio