Empresa deve gerar 35 empregos em Suape

Pernambuco vai ganhar mais um empreendimento para atender a demanda crescente da indústria naval. Trata-se da multinacional Tubacex, fabricante de tubos e conexões, que implementará um centro de distribuição no Estado. A empresa deve operar em Jaboatão dos Guararapes, onde está analisando áreas de sete mil metros quadrados. A previsão é de que a instalação gere 35 empregos diretos e 130 indiretos.


Os investimentos serão na ordem de R$ 5 milhões e a unidade deverá importar anualmente R$ 9,4 milhões em produtos, conforme pleito aprovado para a concessão de benefícios fiscais do Programa de Desenvolvimento (Prodepe). Em pouco mais de um mês este decreto deve ser publicado no Diário Oficial. Cerca de 30% do volume terá outros estados como destino. O Estado já dispõe do único escritório da Tubacex no Nordeste, em Boa Viagem.


A chegada do grupo espanhol abre as portas para a implantação de uma fábrica em Pernambuco. “É um projeto de médio a longo prazo, entre cinco e oito anos. Seria para atender as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo (locais em que existem centros de distribuição da Tubacex), além do golfo do México e a costa Oeste da África”, afirmou o gerente geral de Articulação Empresarial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, Wagner Maciel.


A empresa, credenciada pela Petrobras, tem especialização na fabricação de tubos, multitubos, conexões e flanges (objetos em formas de coroa) - peças resistentes à corrosão. O grupo possui unidades fabris na Áustria, na Espanha e nos Estados Unidos. “Eles têm um planejamento de expansão de mercado, por isso a chegada no Nordeste. Querem também prestar serviços no fornecimento para a cadeia de petróleo e gás de estados como Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão”, concluiu Maciel.