O reconhecimento pelas inovações e perfil empreendedor de pequenas e grandes empresas foi o motivo da entrega do Prêmio Inteligência Empresarial 2009, concedido pelo Diario de Pernambuco ontem à noite. A solenidade aconteceu no auditório do salão Enseada dos Corais, no Beach Class Resort Muro Alto, em Ipojuca, e contou com a participação de empresários, autoridades e representantes de entidades públicas.
O prêmio, concedido pelo terceiro ano consecutivo, é uma parceria do Diario com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio) e Grupo Ser Educacional, do qual faz parte a Faculdade Maurício de Nassau.
Antes da entrega dos prêmios, 50 empresários e representantes de dez entidades que foram homenageados, participaram de uma visita técnica ao Complexo Industrial e Portuário de Suape, também parceiro do evento, e em seguida assistiram aos paineis e palestras incluídos na programação.
Na abertura do encontro, o diretor comercial do Diario, Alano Vaz, destacou a importância do jornal contar com grandes parceiros para a promoção do Inteligência Empresarial. "Queremos ressaltar também o quanto é importante para nós reconhecer a filosofia da gestão inteligente das empresas que contribuem para o desenvolvimento do estado", disse.
O presidente da AD Diper, Jenner Guimarães, representando o governador Eduardo Campos, também enalteceu o sentido da homenagem. Ele disse que o prêmio "é de muita relevância porque destaca as empresas que tiveram a capacidade de inovar e crescer acompanhando o progresso de Pernambuco". Guimarães elogiou ainda o pioneirismo dessas empresas porque "trabalham num estado de uma região que apresenta, no momento, o maior potencial econômico do país".
Com os 271 lugares do auditório ocupados, sinal do sucesso da iniciativa, o Inteligência Empresarial prosseguiu com um seminário, composto por paineis apresentados pelo fundador do Grupo Ser Educacional, Janguiê Diniz; pelo empresário André Vercelli, presidente da Kraft Foods do Nordeste (Lacta); e por Fernando Mota, diretor executivo da Carbogás, empresa do Grupo Empresarial JB, de Vitória de Santo Antão. Após as palestras foram entregues os certificados às empresas e entidades responsáveis pelo avanço econômico de Pernambuco.
Da redação - Diario de Pernambuco