A 20ª Feira Nacional de Agricultura Irrigada (Fenagri) ocorrerá de 15 a 18 de julho, no campus da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), em Juazeiro, na Bahia. A expectativa dos organizadores é que o evento possibilite o fechamento de negócios da ordem de R$ 100 milhões para os produtores do Vale do São Francisco.
Este ano, o evento convidou representantes de várias centrais de abastecimento e está concentrando as suas ações no mercado interno devido à crise global que diminuiu o consumo de frutas em vários países do primeiro mundo.
O evento terá 170 estandes espalhados por uma área de 15 mil metros quadrados e deve receber 60 mil pessoas. Só no primeiro e último dias, o evento será aberto ao público.
Além da diminuição nas vendas, a crise global também fez com que várias empresas do Vale do São Francisco ficassem com os seus registros de exportação (REs) em aberto, o que é considerado um tipo de irregularidade.
A Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico e a Associação dos Produtores do Vale do São Francisco (Valexport) iniciaram conversas com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) para regularizar a situação dessas empresas que estão com os REs em aberto.
“A maioria das empresas está com os REs em aberto porque nesse documento consta o preço que os produtores esperavam vender. Só que esse preço médio caiu devido à crise global e por isso os números ficaram diferentes, o que provocou o problema”, explicou o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico do Estado, Alberto Galvão.
A Secretaria e os produtores vão montar uma lista das empresas que estão nessa situação. “Será feito um ajuste para regularizar a situação delas”, explicou Galvão. Para fazer esse tipo de ajuste, é necessário ter o aval da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).
O Estado também vai criar a Câmara estadual de Fruticultura Irrigada. “O objetivo é que ocorram grandes debates sobre o setor”, afirmou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho.
Fenagri vai movimentar R$ 100 milhões este ano
14/07/2011