Hoje é um dia importante para o mercado automotivo de Pernambuco, quando, finalmente, a Central de Distribuição (CD) da General Motors, no Complexo Industrial Portuário de Suape, Cabo de Santo Agostinho, começa a funcionar de verdade. Desde ontem, o primeiro navio com mais de 400 unidades do Agile aportou no estado. Todos estes modelos serão distribuídos pelas regiões Norte e Nordeste do país. Isto significa que 14 estados serão beneficiados com a novidade.
Todo o staff da GM já confirmou presença no evento, que também está na agenda do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. "Estamos começando o trabalho com uma operação de 25 mil carros/ano chegando em Suape. Por enquanto será apenas o Agile", informa ao Diario o gerente de imprensa da GM, Nelson Silveira. Estarão presentes hoje no evento, que começa às 9h30, o presidente da montadora no Brasil, Jaime Ardila, e o vice-presidente, Pinheiro Neto.
O Agile virá da planta de Rosário, na Argentina, num navio que comporta 6 mil unidades de veículos. No Brasil, o Norte/Nordeste representa cerca de 20% do mercado comprador de Agile, segundo o vice-presidente da GM. "A ideia é que todos os importados da GM vendidos no Brasil cheguem via Suape. A estrutura em Suape surpreenderá a todos", garantiu Pinheiro Neto.
A intenção da General Motors é trazer para a central de distribuição de Suape, pelo menos, mais dois modelos: o Captiva, fabricado no México, e o Omega, produzido na Austrália. Ambos devem começar a desembarcar na segunda etapa do processo, prevista para o final de 2010.
Em cada desembarque (serão dois por mês), cerca de 200 trabalhadores terceirizados e 40 fixos estarão envolvidos, incrementando ainda mais a economia local. Por enquanto não existe previsão de redução direta no valor do modelo vendido nas duas regiões que serão beneficiadas com a distribuidora.
Atraso - A crise global atrasou o início das operações da GM em Suape, considerado um ponto estratégico na distribuição de veículos. O local onde irá funcionar a CD tem 3,6 hectares de área e já está pronto para começar a receber os automóveis desde 2009.
Chega primeiro navio da GM
31/05/2011