Mesmo não sendo um projeto concreto, a instalação de uma fábrica da General Motors em Pernambuco também foi confirmada para o futuro. "Tudo depende do mercado. Por enquanto, a GM não precisa aumentar a produção, mas com o tempo, com certeza, iremos ampliar nossa capacidade. Pernambuco é um lugar natural para isso acontecer, pela própria localização geográfica e estabilidade econômica. Terá prioridade na instalação de uma fábrica. Afinal o Brasil é o quarto mercado do mundo e o Nordeste é a região que mais cresce no país", anunciou o presidente da marca, Jaime Ardila.
O governador de Pernambuco Eduardo Campos acredita que a central de logística da GM em Suape é apenas um dos potenciais do estado. "Queremos ser exportadores. Em breve estaremos subindo a rampa do navio com carros produzidos por pernambucanos, rumo a diversos países. Nosso mercado de automóveis está aquecido. Nós já abrimos o crédito, batemos recorde no ganho real da massa salarial do Nordeste. Somos um estado em ascensão", argumentou. Para Eduardo, a General Motors saiu na frente das outras montadoras pela ousadia e pioneirismo.
Em se tratando da concorrência, a Fiat e a Volkswagen já demonstraram interesses nos resultados das operações da nova central da GM. É claro que o mercado está de olhos abertos, até porque Suape já foi receptora de modelos da própria GM e Fiat, mas de carros produzidos no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), mas não teve sucesso, como o próprio presidente do porto, Fernando Bezerra Coelho revelou.
A tiracolo da General Motors, cinco empresas de logísticas, a maioria com sede em São Paulo, irão se instalar também no Complexo de Suape, para dar suporte na movimentação das cargas. São elas: K line (armadora responsável por trazer os veículos); Cisa trade (encarregada do transporte e cabotagem); Brasul (especializada na gestão da carga); Tegma (transporte e armazenamento dos veículos) e Transzero (transporte rodoviário).
"O volume de empresas conectadas com a nossa atividade irá aumentar cada vez mais. Certamente, a nossa concorrência também virá a Suape quando perceber o potencial do porto. E já estava na hora, pois o Nordeste merece tudo que está acontecendo", concluiu o vice-presidente da GM do Brasil e Mercosul, Pinheiro Neto.
Estado ganha potencial para exportação
31/05/2011