Hoje, no Cais 4 do Porto de Suape o navio Istra Ace, desembarca 319 veículos Agile, da General Motors (GM), vindos do Porto de Zatare, na Argentina. É o primeiro desembarque de automóveis importados no Complexo Industrial Portuário pernambucano. A partir dele, duas vezes por mês, a GM vai trazer entre 300 e 400 carros para Pernambuco e suprir a demanda de toda a Região Nordeste. A operação inédita abre ainda espaço para consolidar Suape como polo distribuidor de veículos, atraindo atenção de outras montadoras em atuação no País.
O desembarque começa às 10h. O governador do Estado, Eduardo Campos, e o presidente da GM no Brasil e Mercosul, Jaime Ardila, estarão a bordo de dois automóveis e irão descer a rampa do navio que dá acesso ao Cais 4. De lá, todos os carros seguirão para um pátio de armazenamento com capacidade para 2.000 veículos, reformado pelo Porto de Suape. Foram gastos R$ 2 milhões, segundo informou o diretor de operações do Complexo, Jorge Dias, para adequar a área que há oito funcionou como centro de distribuição de modelos trazidos por terra do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo pela própria GM e pela Fiat.
Essa última e a Volkswagen estão interessadas em ver como será realizada a operação de hoje. No ano passado, as duas empresas visitaram Suape e iniciaram tímidas conversações. Para o mercado, se for bem sucedida a empreitada da GM, haverá o interesse real em aumentar a movimentação de veículos em Suape. “A operação de hoje, por vir da Argentina, é considerada de longo curso. Nosso desejo é estarmos inseridos também nas rotas de cabotagem, que automóveis produzidos dentro do Brasil cheguem para o Nordeste via Suape”, afirmou o diretor de operações do Complexo.
Para a K Line, armadora responsável por trazer os veículos, a operação de hoje também é inédita. O gerente geral da empresa, Fernando Castro Neves, explica que o navio Istra Ace é do tipo roll-on/roll-off (rolar para dentro e rolar para fora). O nome define a forma de embarque e desembarque da carga. Através de uma grande rampa os veículos são conduzidos ao pátio. Se comparado aos caminhões cegonha, reduz bastante as chances de haver arranhões nos carros novos. O navio é imenso. Parece um edifício garagem, com 11 andares só para acomodar os automóveis. Toda o descarregamento deve durar entre quatro e cinco horas.
Estado entra, oficialmente, na cadeia automotiva
31/05/2011