Pernambuco vai sediar a segunda fábrica da Gonvarri Wind Towers no Brasil. O Estado estava disputando a indústria com Santa Catarina (Joinville) e Campinas (SP), mas a diretoria do grupo espanhol anunciou que faltam apenas detalhes para instalar o empreendimento no município de Ipojuca. A decisão foi anunciada ontem, durante a inauguração oficial da unidade de torres eólicas do grupo no Complexo de Suape, que reuniu o staff de executivos espanhóis da empresa, no Complexo de Suape, e contou com a participação do governador Eduardo Campos (leia matéria ao lado). A nova indústria vai fabricar flangs (anéis metálicos que unem as partes das torres eólicas) e deve receber investimentos de R$ 35 milhões.
Hoje, a Gonvarri importa flangs da Europa e do México para garantir a produção das torres. O presidente do grupo, Jon Riberas, diz que a unidade vai ocupar uma área de 11 hectares e geram 200 empregos diretos. Para atender à unidade de torres, a fábrica terá que produzir 6 mil flangs por ano. “Para nós é melhor que a planta fique em Pernambuco porque consolida o nosso conjunto industrial eólico e facilita a logística, mas precisamos conseguir um bom terreno, com preço razoável e com infraestrutura”, destaca. O executivo explica que depois de tomada a decisão, a expectativa é que a indústria seja erguida num curto prazo de 8 meses.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho, comemorou a consolidação do polo de equipamentos para a geração de energia eólica no Estado. “Junto com a Impsa (fabricante argentina de aerogeradores) a Gonvarri reforça o cluster eólico e também poderá fabricar flangs para outros setores importantes para o Estado, a exemplo do petroquímico e do sucroalcooleiro, que também demandam esse tipo de produto”, diz.
O governador Eduardo Campos sugeriu que a implantação das duas unidades da Gonvarri poderá ser apenas o começo da presença do grupo no Estado. “O grupo também fornece peças para o setor automotivo, outro segmento que estamos apoiando no Estado. Na semana passada inauguramos a central de distribuição da GM em Suape”, lembrou. Na área automotiva, o grupo espanhol faz planos de construir até cinco fábricas no Brasil.
Gonvarri Wind Towers anuncia nova fábrica
31/05/2011