Bunge volta a operar na Capital

A partir do próximo mês, a Bunge Alimentos - uma das principais empresas de agribusiness e alimentos do País - deve reiniciar as operações de trigo no Porto do Recife. A previsão é que o navio Rays chegue ao terminal na primeira quinzena de junho, trazendo uma carga de 25 mil toneladas de trigo. O produto será descarregado no Porto do Recife e transportado para os silos que ficam no Bairro do Recife, na rua de São Jorge, através do operador portuário Fertimport. A expectativa é que, até o fim do ano, um total de 100 mil toneladas do produto sejam descarregadas no terminal.

Atualmente, o Porto do Recife opera com outro moinho, o Cruzeiro do Sul, gerando uma previsão de movimentação de até 2 milhões de toneladas de trigo no terminal para este ano. Com a carga da Bunge, essa movimentação poderá ter um acréscimo em torno de 5%. A Bunge Brasil tem mais de 300 instalações entre fábricas, portos, centros de distribuição e silos e está presente em 16 estados brasileiros.

A Bunge suspendeu as operações do Porto do Recife em junho de 2009, quando construiu um novo moinho no Porto de Suape. O principal motivo da transferência foi o assoreamento, que fazia com que o descarregamento tivesse que ser feito no cais 2 e depois o percurso de caminhão até o armazém 9, o que acabava aumentando o custo das operações. Com a dragagem concluída no final do ano passado, o Porto do Recife resolveu o problema, aumentando a profundidade do calado para 11 metros e ficando apto a receber novamente as cargas da Bunge.