O grupo finlandês Wärtsilä anunciou ontem que vai assumir a construção da usina termelétrica Suape II, no Complexo Industrial e Portuário de Suape. A obra, segundo o comunicado divulgado pela empresa, está orçada em aproximadamente 200 milhões de euros e a usina terá a capacidade de produção de cerca de 380 megawatts (MW) de eletricidade. O início de sua operação comercial está prevista para 1° de janeiro de 2012.
A Wärtsilä entrou no projeto sob o modelo de contrato turnkey, pelo qual deverá entregar a obra já pronta para entrar em funcionamento. A usina será alimentada por geradores que funcionarão à base de óleo combustível pesado. A energia fornecida pela nova usina será integrada ao sistema nacional, com o propósito de substituir em parte a energia hidrelétrica, atualmente responsável por cerca de 90% do que é produzido no Brasil. De acordo com o comunicado, o fornecimento da Suape terá a função de compensar as oscilações desse tipo de fonte.
A implantação daEnergética Suape II, título oficial do projeto, havia sido autorizada pelo Ministério das Minas e Energia no segundo semestre de 2008. A área escolhida foi um terreno localizado às margens da rodovia PE-60, onde estava prevista anteriormente a instalação da Zona de Processamento de Exportação, agora transferida para Jaboatão dos Guararapes. O projeto pertence a um grupo formado pela Petrobras e a Cibe Participações.
O terreno, atualmente, está passando por uma obra de terraplanagem, como preparação para o início da construção da planta. A previsão do governo do estado, que administra o Complexo de Suape, é de que sejam empregadas na construção 600 pessoas. Quando estiver em operação, a usina deverá gerar cerca de 350 empregos diretos e 120 indiretos.
A Wärtsilä é considerada um dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos para produção de energia elétrica e de maquinaria para a propulsão naval. Com sede em Helsinque, a capital finlandesa, a empresa, segundo o comunicado, já opera em 160 localidades em 70países do mundo, incluindo o Brasil, e conta com aproximadamente 18 mil empregados.
Em 2009, as vendas líquidas da empresa em todo o mundo geraram cerca de 5,3 bilhões de euros. Segundo o comunicado, a empresa já tem prontas ou em construção 22 usinas elétricas em todo o Brasil, que juntas deverão produzir uma capacidade total de mais de 2.000 MW. Ainda de acordo com o texto divulgado, a Energética Suape II será a maior usina já construída pela Wärtsilä em todo o mundo.
O vice-presidente do Complexo de Suape, Sidnei Aires, ressaltou a importância da termelétrica para o desenvolvimento da região. "A termelétrica é um dos maiores empreendimentos que estão sendo implantados no local. Vai gerar energia para o sistema nacional", destacou Aires, que neste fim de semana viajará à Europa, ao lado do presidente de Suape e secretário de Desenvolvimento de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho, com a missão de prospectar novos negócios e investimentos para o complexo.
Suape vai ganhar nova termelétrica
31/05/2011