Suape terá termelétrica finlandesa

A companhia finlandesa Wärtsilä anunciou, ontem, que vai construir uma planta termelétrica para a Energética Suape II, no município pernambucano de Cabo de Santo Agostinho, com valor estimado em 200 milhões de euros (US$ 250 milhões). A nova planta, alimentada com combustível derivado do petróleo e com capacidade de 380 megawatts, será a maior da história da Wärtsilä, um dos principais fabricantes mundiais de equipamentos para a produção de energia elétrica e de maquinaria de propulsão naval. Segundo a companhia finlandesa, a nova central entrará em serviço em janeiro de 2012 e servirá para compensar as oscilações da produção hidrelétrica.

Os primeiros contatos do Porto de Suape com a empresa finlandesa começaram ainda no mês de junho do ano passado. Uma comitiva do projeto Suape Global, liderada pelo presidente do Porto e secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, reuniu-se na Noruega entre 14 e 16 de junho com a Wärtsilä, além da Rolls-Royce, Noreq, Dânica, Nocac, Sperre, TMC, Cummins, Offshore e BrazHarwood, fornecedoras de equipamentos e serviços ligadas à indústria naval e offshore. O restante das negociações não estava sendo passado à Imprensa.

“A Wärtsilä está sendo contratada para construir esse empreendimento pela Energética Suape II”, explicou o vice-presidente de Suape, Sidnei Aires. No relatório de obras de Suape apoiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), consta que serão gerados 600 empregos na construção (hoje está na terraplanagem), além de 120 diretos e 350 indiretos. Até o momento, a Wärtsilä vendeu, para companhias brasileiras, um total de 22 plantas elétricas, com uma capacidade conjunta superior a 2 mil megawatts. A multinacional finlandesa conta com mais de 18 mil empregados em 70 países, e em 2009 registrou vendas líquidas de 5,3 bilhões de euros (mais de US$ 6,6 bilhões).

TERMOELÉTRICA

A usina termoelétrica é uma instalação industrial usada para geração de energia elétrica e eletricidade a partir da energia liberada em forma de calor, normalmente por meio da combustão de algum tipo de combustível renovável ou não renovável.