O governador Eduardo Campos, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, esteve reunido, na tarde de ontem (segunda-feira - 16), no Palácio do Campo das Princesas, com o presidente mundial da HLC Enviromental Holdings, Horácio Carvalho, e o presidente da Companhia de Biodiesel do Vale de São Francisco (Biovasf), Luiz Antonio dos Santos. O encontro teve o intuito de planejar uma ampliação e a recuperação da companhia, localizada em Petrolina e adquirida pelo grupo português HLC Enviromental Holdings em 2007.
A empresa, especializada no processamento de óleos vegetais, contará com investimentos de aproximadamente R$ 100 milhões e a criação de 300 novos empregos diretos. “O resgate desse empreendimento significa auxiliar o esforço brasileiro de seguir em direção ao programa do biodiesel. Tenho certeza que a empresa vai se integrar com a nossa refinaria e também dar um novo gás na agricultura familiar, tanto do pinhão como de outras matrizes como a mamona, na região do Vale de São Francisco", ressaltou Fernando Bezerra Coelho.
Com este planejamento para a indústria, a empresa passará a processar por ano 100 mil toneladas de soja e óleo, farelo e caroço de algodão, e 25 mil toneladas de mamona. A previsão é de que a unidade de soja comece a operar em março de 2010, enquanto a de mamona e algodão deve ficar para o segundo semestre. Uma unidade química, que irá processar derivados da mamona, também está sendo planejada para o ano que vem.
Além disso, a Biovasf pretende reativar a hidrovia do São Francisco, gerando uma logística maior para a empresa e para Pernambuco. A indústria vai trazer a soja da Bahia, como matéria prima. Aproveitando a embarcação, o estado irá exportar gesso agrícola para a população baiana. Somente no ano passado, 240mil toneladas do gesso foram comercializadas por Pernambuco.
Participaram também do encontro com o governador a presidente do grupo em Portugal, Sofia Albuquerque Brás, o presidente do conselho da empresa, Paulo Coelho e o diretor administrativo e financeiro, Roberto Dotta, além do deputado federal Fernando Bezerra Filho.
Biovasf – A empresa, fundada em 2006, na cidade de Petrolina, trabalha com o processamento de óleos vegetais, nos segmentos de alimentação, óleos especiais, biodiesel. Para o empreendimento, a HLC Enviromental Holdings investiu mais de R$ 25 milhões na compra da antiga fábrica da Inove, e na criação da Biodiesel do Vale do São Francisco.