A 71ª reunião do Conselho Estadual de Política Industrial, Comercial e de Serviços (Condic) deverá acontecer na próxima quinzena de julho. Ontem, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, afirmou que a pauta do órgão seria a mais produtiva desde o início das reuniões, em 2007. “Estamos trabalhando muito para anunciar diversos empreendimentos. E o próximo encontro do Condic contará com a maior pauta da história, serão mais de 50 projetos em todas as áreas: alimentos, bebidas, mecânica pesada, farmacoquímicas, têxtil”, assegurou Bezerra Coelho, dizendo que o total de investimentos entre as indústrias irá variar entre R$ 10 milhões e R$ 300 milhões.
Em contato com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), a Folha de Pernambuco teve acesso ao número absoluto de empresas citadas nas reuniões do Condic. Em 2007, como o governo ainda estava no primeiro ano de gestão, é notável que o número de grupos foi menor. Foram 15 no mês de junho, 18 no mês de agosto, 50 em dezembro, resultando em 83. O ano de 2008 representou a maior força econômica para o Estado em todos os sentidos, inclusive pelo bom momento financeiro do Brasil. Foram 27 empresas em março, 27 em junho, 31 em setembro, 57 em dezembro, resultando num total de 142.
Apesar do crescimento em diversas áreas, a exemplo da indústria civil (cerca de 17% no ano), 2009 foi marcado pelos estragos deixados por uma grave turbulência macroeconômica que começou a partir do setor imobiliário, se alastrou atingindo todo o governo dos Estados Unidos e, posteriormente, o crescimento de demais países no mundo. Foram 40 empresas em abril, 29 em setembro, 24 em outubro e 35 em dezembro, resultando num total de 128. Agora, em março de 2010, foram 39 empresas. Mas, a AD Diper já projeta um número absoluto anual de 392 para o fim desta administração estadual, o que significa que as duas últimas reuniões deste ano devem somar juntas 303 empresas.
Mais de 50 projetos serão analisados pelo Condic
31/05/2011