Depois de dez anos sem conceder a maior honraria da casa, a Associação Comercial de Pernambuco (ACP) retomou ontem a entrega do “Diploma e Medalha de Ouro do Mérito Empresarial” e homenageou ontem cinco pessoas que contribuem para o desenvolvimento econômico do Estado.
Os homenageados foram o ex-governador e empresário Cid de Feijó Sampaio que, por problemas de saúde, não pôde comparecer e foi representado pelo seu filho Mendo de Sá Barreto Sampaio Neto, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Fernando Bezerra Coelho, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco, Jorge Côrte Real, os empresários José Gomes Casimiro e José Ubiracy Silva.
O presidente da ACP, Celso Muniz, ressaltou a importância do dia de ontem quando a Associação retomou a homenagem máxima da instituição. “É um reconhecimento aos que contribuem para o progresso e desenvolvimento da região”, comentou. Ao citar um dos condecorados no seu discurso, ele lembrou a relevância de Cid Sampaio quando se insurgiu contra alterações na sistemática tributária do Estado durante a gestão de Osvaldo Cordeiro de Farias, na década de 50.
O empresário José Ubiracy Silva atua como sócio de um grupo de dez empresas, onde a operação principal é a Editora Brasileira de Guias Especiais (EBGE). Em um breve discurso, Ubiracy agradeceu a homenagem feita pela comissão e pontuou que sua trajetória empresarial foi pautada com muita luta e ética.
José Gomes Casimiro tem como seus negócios a Labor Serviços de Telecomunicações e a Link Celulares e Desenvolvimento de Negócios. Casimiro ressaltou que depois de 30 anos de trabalho em órgãos como o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) ele conseguiu fundar empresas sólidas e que hoje contribuem com a geração de emprego.
O presidente da Fiepe, Jorge Côrte Real, destacou a participação da ACP em movimentos que ajudaram no surgimento de Suape e da Bolsa de Valores de Pernambuco.
Fernando Bezerra Coelho dividiu com a equipe do governo suas conquistas de novos negócios para Pernambuco e destacou a interiorização dos investimentos. Já Mendo de Sá Barreto Sampaio Neto agradeceu em nome do pai, Cid Sampaio – prestes a completar 100 anos. Segundo ele, o fato de o pai estar sendo homenageado ainda hoje faz ele “olhar para trás e saber que valeu à pena todo esforço.”
Associação Comercial homenageia empresários
31/05/2011