Aposta na economia pernambucana

Presente no Brasil desde 1905, a Bunge é uma das principais empresas de agribusiness e alimentos do país, atuando de forma integrada em toda a cadeia produtiva.


Através da Bunge Fertilizantes e Bunge Alimentos, produz fertilizantes e ingredientes para nutrição animal; processa e comercializa soja e outros grãos; fornece matéria-prima para a indústria de alimentos e food service; além de produzir alimentos para o consumidor final. Com cerca de 8.500 funcionários, a empresa atua em mais de 300 instalações entre fábricas, portos, centros de distribuição e silos de 16 estados brasileiros, o que lhe permitiu, só em 2008, um faturamento de R$ 31,7 bilhões.

 

Em Pernambuco, os investimentos da Bunge estão de vento em popa. No último dia 11 de setembro, a empresa inaugurou no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca, Litoral Sul do estado, o mais moderno moinho de trigo da América do Sul. Em "operação piloto" desde o início do ano, a unidade já trabalha com capacidade de moagem de 1.950 toneladas de trigo por dia, com possibilidade de expansão para até 2.600 toneladas/dia. O investimento na obra gira em torno de R$ 165 milhões.

 

"Com este empreendimento, fortalecemos nossos laços com o estado de Pernambuco e consolidamos nossa posição de liderança no mercado de trigo do Nordeste", destaca o presidente da Bunge Alimentos, Sérgio Waldrich. Além do moinho, o empreendimento conta ainda com silos, cuja capacidade de estocagem é de 50 mil toneladas de trigo, e com um terminal portuário de recepção de até 800 toneladas de matéria-prima por hora. O investimento permitiu que, em todo o complexo, fossem gerados 220 empregos diretos, além de mais de mil indiretos.

 

As modernas condições operacionais da fábrica, que empregam tecnologia de ponta para automação industrial, além de sua localização privilegiada junto ao Porto de Suape, garantem mais eficiência em todos os processos industriais, maior produtividade e, consequentemente, maior competitividade. "Nossas operações no Complexo de Suape foram e serão conduzidas em acordo com nossa plataforma de sustentabilidade, conciliando as atividades econômicas e o cuidado com o meio ambiente e o desenvolvimento social", garantiu Sérgio Waldrich.

 

Atuação mais fortalecida

 

A história da Bunge em Pernambuco teve início em 1914, com a aquisição de um moinho de trigo no Recife, próximo ao porto da cidade. Ao longo dos últimos 95 anos, a Bunge manteve seus investimentos no estado, que cada vez mais se consolidava como polo de importância econômica e industrial do Nordeste brasileiro.

 

Em 1990, a empresa expandiu suas atividades em Pernambuco, inaugurando uma unidade industrial de refino de óleo de soja junto ao Porto de Suape, em Ipojuca. A unidade foi ampliada em 2006, com a instalação de plantas de envase de óleos de soja comestíveis, comercializados sob as marcas Soya e Primor, e de margarinas das marcas Delícia, Primor e Soya. A fábrica de margarina, inclusive, é uma das mais modernas do mundo, e foi construída seguindo os padrões internacionais exigidos para as boas práticas de fabricação, conforme o ISO 9001 e o ISO 14001.

 

A Bunge é a líder brasileira no segmento de panificação, com a produção de farinhas de trigo e misturas para a indústria de alimentação e panificação em sete moinhos do Brasil. A empresa oferece uma completa linha de produtos tradicionais, desenvolvidos para atender às necessidades de cada segmento.

Da redação - Diario de Pernambuco