Rodada de negócios com holandeses

Empresários holandeses participarão de uma rodada de negócios hoje, no Recife, mais precisamente no Banco do Brasil (BB). Eles têm interesses em investir no Estado e ontem participaram de uma série de conversas com representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para discutir sobre financiamentos para obras em casos de futuras parcerias para Pernambuco.

Na última quarta-feira, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC) fez uma apresentação do panorama econômico pernambucano. O gerente de Articulação Empresarial da secretaria, Wagner Maciel, iniciou a apresentação lembrando os vínculos históricos entre Pernambuco e a Holanda e o atual acordo de cooperação entre o Complexo Industrial Portuário de Suape e o Porto de Roterdã. A parceria tem rendido bons frutos, a exemplo do auxílio na revisão do novo Plano Diretor (PD) para Suape.

Maciel também destacou os recentes dados do crescimento de 7,8% do Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco no primeiro trimestre de 2010, acima da média nacional. O setor de transportes também foi apresentado aos empresários. Além das malhas rodoviária e ferroviária, os empresários conheceram um pouco sobre o Porto de Suape, com localização geográfica privilegiada.

Wagner Maciel destacou importantes investimentos que chegam ao Estado, como a fábrica de vacinas Novartis e, futuramente, a Rolls Royce. Atenção especial foi dada à fruticultura do Vale do São Francisco, responsável por considerável parcela da produção de uvas e mangas do País, além da produção de vinhos da região. Os polos gesseiro e petroquímico também atraíram as atenções dos empresários presentes.