Sobe confiança de empresários estaduais

Os empresários do Estado estão mais confiantes. É o que aponta a Sondagem da Indústria de Transformação, divulgada ontem pelo Agência Condepe/Fidem. O Índice de Confiança da Indústria de Pernambuco (ICI-PE) cresceu 3,1% entre abril e maio deste ano, ante 0,7% em âmbito nacional. Em relação ao mesmo período de 2009, o índice subiu 30,7%, o que deixa claro que os efeitos da crise não preocupam mais o setor.

“Podemos dividir o momento em dois. Primeiro, vemos a recuperação da indústria em relação à crise e, depois, que houve um forte avanço nos últimos seis meses. Voltamos a ter uma dinâmica de crescimento”, disse o diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas, Rodolfo Guimarães. Isso porque o ICI-PE beirava os 100 pontos durante o intervalo de tempo citado pelo especialista, às vezes para mais e outras para menos. Mas, de outubro para cá, passou à casa dos 110 pontos, atingindo, em maio, 122 pontos.

No que diz respeito ao Índice de Situação Atual (ISA) do segmento, um dos componentes do ICI, foram registrados aumentos na demanda interna e externa, além de diminuição dos estoques, fato que provocou um crescimento de 3% no ISA. “Isso mostra que as empresas estão vendendo”, atestou Guimarães. A quantidade de empresários que classificam o atual momento como bom aumentou de 34,7% para 39,9%, e os que avaliaram como fraco passou de 6% para 6,9%.

As perspectivas para os próximos seis meses, apontadas pelo Índice de Expectativas (IE), subiram 3,3%. Mais de 58% das indústrias esperam produzir mais, quase 70% apostam numa situação melhor dos negócios e 35,5% delas acreditam que vão precisar de mais mão-de-obra.