Nordeste cresce e é destaque

O otimismo das empresas brasileiras é comprovado em todas as regiões, com maior destaque para o Nordeste, cuja economia cresce no ritmo superior ao país, conforme demonstram os últimos dados do Produto Interno Bruto (PIB) medido pelo IBGE. Em Pernambuco, o setor de call center estima a ampliação dos postos de trabalho nos próximos meses na capital e interior. O segmento de educação também espera o aumento da demanda por funcionários de todos os níveis, para suprir às necessidades de qualificação dos profissionais que precisam se adequar às exigências do mercado de trabalho.

A Provider, empresa de call center que emprega cerca de 4.100 funcionários já está com o processo de seleção aberto para contratar mais 300 funcionários entre julho e setembro para a unidade do Recife. Recentemente, a empresa admitiu 300 novos atendentes de telemaketing para a unidade de Caruaru. Existe demanda de pessoal para as unidades de Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. "A demanda maior vem das instituições financeiras, prefeituras e órgãos públicos federais, como o INSS", diz Aloysio Accioly, diretor de call center da Provider.

A gerente de recursos humanos da Faculdade Boa Viagem (FBV) ,Giselle Diniz, comenta que o ramo de educação está crescendo rapidamente nos últimos anos. Fruto da exigência do empregador que não se satisfaz apenas com o curso de graduação dos candidatos. Diante do aumento da demanda por cursos técnicos, de especialização e de pós-graduação, a FBV estima um crescimento de 30% nas contratações de profissionais nos próximos meses.

"Além dos novos cursos, temos os laboratórios sendo montados, o que exigirá a contratação de professores e de profissionais de outras áreas", diz Giselle. Segundo ela, a procura maior dos trabalhadores é pelos cursos de especialização de curta duração que agregam valor ao currículo do profissional.