Empresa de carga chega ao Recife

O transporte de cargas nordestino será facilitado a partir do próximo dia 22. Na data, a ABSA Cargo Airline, empresa de carga aérea de bandeira brasileira, começa a operar voos para o Recife e Fortaleza. Serão cinco voos semanais, de terça-feira a sábado. A operação será realizada em um Boeing 767-300F, com capacidade para transportar até 57 toneladas de carga. A companhia espera movimentar aproximadamente 6,5 mil toneladas na nova rota até o final do ano.

Os voos sairão do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, às 4h30, com chegada prevista no Recife às 7h25. Em seguida, às 9h35, a aeronave seguirá para a capital cearense, retornando para São Paulo às 23h. “A capacidade do avião será dividida entre o Recife e Fortaleza. Nossa previsão é de que, diariamente, sejam transportadas 30 toneladas para o Recife e 25 toneladas para Fortaleza”, detalhou o gerente de Vendas da ABSA Cargo Airline, Alexandre Silva. A expectativa é de que a empresa alcance 35% de participação neste mercado até 2011. Para o início da operação, a expectativa é de que 25 postos de trabalho sejam gerados.

De acordo com o gerente, a nova rota ampliará a capacidade de exportação de produtos do Nordeste brasileiro com boa aceitação no exterior. “Como a Região é atendida principalmente por aviões de pequeno porte, muitas empresas que possuem produtos que poderiam ganhar o mercado internacional acabam limitando seus negócios por causa das restrições impostas para o transporte de carga nestas aeronaves”, pontuou.

Segundo Silva, entre os itens que devem ser trazidos para o Recife dos mercados do Sul e Sudeste do País estão peças para recomposição de veículos, produtos farmacêuticos e eletrônicos. Saindo da capital pernambucana devem estar as frutas e pescados. “O que propomos é uma capacidade cargueira para este mercado. É uma oportunidade que o Nordeste terá para exportação”, disse. Com relação ao valor cobrado pelo transporte, o gerente explica que a tarifa varia de acordo com o tamanho, peso e tipo do produto transportado.