Deverá sair no próximo mês a tão esperada primeira parcela do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) destinada à construção da ferrovia Transnordestina. O valor a ser liberado agora corresponde a R$ 600 milhões dos R$ 2,6 bilhões de responsabilidade do FDNE, criado há oito anos, mas que nunca conseguiu fomentar a economia da Região. Na última segunda-feira, outro avanço significativo foi a concessão da licença de instalação do trecho de 522 quilômetros que liga o município de Salgueiro ao Porto de Suape. Com investimento de R$ 1,5 bilhão, a aposta é que ele ficará pronto até dezembro de 2010.
O cronograma da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que está disposto para aprovação, prevê a liberação de outras duas parcelas dentro dos próximos anos. Em 2010 seria liberado R$ 1,4 bilhão e, apenas em 2011, os R$ 676 milhões restantes. “Como houve atraso nas licenças ambientais e na execução dos projetos, essa proposição foi encaminhada para análise”, afirmou o coordenador do projeto da Transnordestina na Sudene, José Villeneuve Peixoto. A transmissão da verba por trechos só será possível por conta do esforço do Governo Federal na sua viabilização e na redução da necessidade de contrapartida de 20% para 10%.
Segundo o diretor de Implantação da Transnordestina Logística, Antônio Carlos Jammal, a metade do trecho de 163 quilômetros entre Salgueiro e Trindade já possui homens trabalhando. Os investimentos são de R$ 470,7 milhões. A infraestrutura dos 96 quilômetros entre Missão Velha, no Ceará, e Salgueiro está 90% concluída, ainda segundo ele.
O projeto da chegada da ferrovia ao Porto de Suape precisou ser suavemente alterado devido às modificações ocorridas nos municípios circunvizinhos. “Algumas cidades criaram Plano Diretor e acabaram expandindo, impossibilitando a passagem da Transnordestina, como havia sido inicialmente previsto”, explicou Jammal. Os trechos foram divididos em diversos lotes para que fossem criadas mais frentes de trabalho.
Ferrovia receberá verba do FDNE
12/07/2011