Ferrovia receberá verba do FDNE

Deverá sair no próximo mês a tão esperada primeira parcela do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) destinada à construção da ferrovia Transnordestina. O valor a ser liberado agora corresponde a R$ 600 milhões dos R$ 2,6 bilhões de responsabilidade do FDNE, criado há oito anos, mas que nunca conseguiu fomentar a economia da Região. Na última segunda-feira, outro avanço significativo foi a concessão da licença de instalação do trecho de 522 quilômetros que liga o município de Salgueiro ao Porto de Suape. Com investimento de R$ 1,5 bilhão, a aposta é que ele ficará pronto até dezembro de 2010.


O cronograma da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que está disposto para aprovação, prevê a liberação de outras duas parcelas dentro dos próximos anos. Em 2010 seria liberado R$ 1,4 bilhão e, apenas em 2011, os R$ 676 milhões restantes. “Como houve atraso nas licenças ambientais e na execução dos projetos, essa proposição foi encaminhada para análise”, afirmou o coordenador do projeto da Transnordestina na Sudene, José Villeneuve Peixoto. A transmissão da verba por trechos só será possível por conta do esforço do Governo Federal na sua viabilização e na redução da necessidade de contrapartida de 20% para 10%.


Segundo o diretor de Implantação da Transnordestina Logística, Antônio Carlos Jammal, a metade do trecho de 163 quilômetros entre Salgueiro e Trindade já possui homens trabalhando. Os investimentos são de R$ 470,7 milhões. A infraestrutura dos 96 quilômetros entre Missão Velha, no Ceará, e Salgueiro está 90% concluída, ainda segundo ele.


O projeto da chegada da ferrovia ao Porto de Suape precisou ser suavemente alterado devido às modificações ocorridas nos municípios circunvizinhos. “Algumas cidades criaram Plano Diretor e acabaram expandindo, impossibilitando a passagem da Transnordestina, como havia sido inicialmente previsto”, explicou Jammal. Os trechos foram divididos em diversos lotes para que fossem criadas mais frentes de trabalho.