Americanos visitam Suape

As missões internacionais do governo e de empresários pernambucanos para captar investimentos e consolidar o projeto Suape Global estão sendo retribuídas pelos empreendedores. Um grupo de 16 empresários dos Estados Unidos iniciaram ontem e dão continuidade hoje a visita ao Estado para conhecer as oportunidades de negócios nas áreas de petróleo e gás. Ontem, os norte-americanos sobrevoaram o Complexo de Suape e participaram de um jantar de boas-vindas no restaurante Bargaço.

Hoje, os empresários serão recebidos na Sala do Investidor, no prédio da Autoridade Portuária, para assistir a apresentações sobre o Porto de Suape e os principais projetos estruturadores do Estado (Refinaria Abreu e Lima e PetroqímicaSuape). A programação também prevê uma explanação da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). Os investidores serão recebidos pelo vice-presidente de Suape, Sidnei Aires, e pelo diretor do Fórum Suape Global, Sílvio Leimig. Pertencentes a seis empresas, os norte-americanos também vão participar de rodada de negócios com empresas locais.

À tarde, os empresários vão visitar as instalações do Estaleiro Atlântico Sul, primeiro dos grandes investimentos estruturadores a operar no Estado e que tem ancorado a atração de várias empresas, fomentando a implantação de um cluster naval. Após o tour pelo EAS, os investidores têm encontro com o presidente de Suape e secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho.

A proposta do projeto Suape Global é transformar Pernambuco num polo fornecedor de bens e serviços para os setores de petróleo, gás, naval e offshore. O programa realizou missões para Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Portugal, China e Espanha. Como resultado das viagens, nove empresas já assinaram protocolo de intenções com o governo do Estado para implantação de indústrias no Complexo de Suape.

CHUVAS

Principal polo de atração de investimentos de Pernambuco, Ipojuca e os municípios vizinhos ao Porto de Suape foram afetados pelas fortes chuvas que caíram no Estado. Para tentar minimizar a situação nas cidades, a diretoria do complexo decidiu organizar uma força-tarefa junto às prefeituras municipais e as 100 empresas instaladas na região.

“Vamos curtir todas as festividades da Copa do Mundo e o São João, mas a nossa prioridade hoje está voltada para a união e doação. Vamos nos empenhar para ajudar as pessoas que precisam”, diz Aires, que decidiu cancelar a festa junina do porto e destinar os recursos para a ajuda aos desabrigados. As doações serão recebidas no Centro Administrativo de Suape, localizado no km 10, Engenho Massangana, PE-60, Ipojuca.