Notícias

Projeto de Sustentabilidade Hídrica de Pernambuco

O Projeto de Sustentabilidade Hídrica de Pernambuco (PSHPE) é um dos principais instrumentos para apoiar as ações que levem ao alcance da segurança hídrica apoiando a consolidação e aprimoramento do sistema de gestão e regulação do uso da água, através de ações de desenvolvimento institucional, gestão participativa, planos e estudos, regulação de uso, monitoramento e revitalização de bacias.

As ações desenvolvidas no PSHPE contribuem para a sustentabilidade hídrica na Bacia do rio Capibaribe e Região Metropolitana do Recife (RMR) através de investimentos em eficiência dos serviços e em coleta e tratamento de esgotos sanitários, visando a proteção dos mananciais destinados ao consumo humano.

O Acordo de empréstimo firmado com o Banco Mundial foi assinado em 18/03/2000, teve efetividade declarada em 15/06/2010 e tinha prevista como data de encerramento 30/11/2015, prorrogada para 30/09/2017.

Objetivo:
Melhorar a oferta sustentável de água e serviços de saneamento para a população residente na Bacia do rio Capibaribe e na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Investimento:
US$ 190 milhões
Fonte de recursos: Banco Mundial (BIRD)

A contrapartida do governo de Pernambuco ao PSHPE junto ao Banco Mundial é a obra do Sistema Pirapama.

Prazo de Execução: 05 anos (2010 – 2015)
Prorrogado por mais 22 meses – data de vigência: 30/09/2017

O Projeto é constituído pelos seguintes componentes:

  • Expansão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário
  • Melhoria da Eficiência no Fornecimento de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário
  • Gestão e Desenvolvimento Institucional do Setor de Recursos Hídricos

Os documentos originais do Projeto de Sustentabilidade Hídrica de Pernambuco – PSHPE estão disponíveis na área de Downloads do site da SDEC. Clique aqui para conferir.

Tags: PSH, PSHPE, sustentabilidade hídrica

Voltar para a página de Notícias