Notícias

Paulo Câmara e cônsul geral da França em Pernambuco discutem renovação de Acordo de Cooperação

A realização de parcerias nas áreas de tecnologia, economia criativa, educação e negócios foi tema de reunião, nesta quarta-feira (10.05), entre o governador Paulo Câmara e o cônsul geral da França em Pernambuco, Romain Louvet. Durante o encontro, realizado no Palácio do Campo das Princesas, os dois discutiram a renovação do Acordo de Cooperação, iniciado em 2014, entre Pernambuco e a região Occitanie, localizada no país europeu. Além de ser uma troca de experiências exitosas, o acordo compreende o fomento à cooperação econômica e ao intercâmbio acadêmico.

A primeira etapa para a renovação do acordo acontecerá em novembro deste ano, quando será realizada a primeira Missão dos franceses em Pernambuco. “O vice-presidente da Região Occitanie virá ao Estado para discutir os termos e assuntos de interesse que serão objeto da cooperação. Depois que os representantes das duas partes chegarem a um consenso, a presidente da região virá, no início de 2018, para firmar o Acordo de Cooperação definitivamente”, esclareceu a secretária-executiva de Relações Internacionais, Rachel Pontes.

A cooperação tem foco nas áreas de tecnologia, pesquisas e desenvolvimento, além de parcerias com as universidades “Eles têm interesse em desenvolver setores em que existe uma coincidência entre as características da Região de Occitanie e o Estado de Pernambuco. Turismo é uma dessas áreas, assim como toda a parte de tecnologia, economia criativa e linguagem digital, que é uma força de Pernambuco e na qual eles também têm bastante expertise”, explicou Rachel. Atualmente, a região Occitanie tem uma parceria firmada com o Porto Digital, abrangendo o desenvolvimento de software, de games e, ainda, a área audiovisual.

Outro ponto do Acordo de Cooperação será o fomento ao ensino da língua francesa. A ideia inicial é implementar programas-piloto para ensinar francês aos alunos do Ensino Médio da rede pública.

Também participaram no encontro o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry; o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Felipe Carreras; o secretário-executivo de Gestão de Rede da Secretaria de Educação, João Charamba; o secretário-executivo de Ciência e Tecnologia, Leonildo Sales; o adido cultural do Consulado Geral da França no Recife, Guillaume Ernst; a assessora de Comunicação da França no Recife, Margot Gallot; o diretor-presidente da Facepe, Abraham Sicsu; a coordenadora do Programa Ganhe o Mundo, Renata Serpa; e a gerente-geral de Cooperação Internacional, Gabriela Freitas.

OCCITANIE – A Região Occitanie é localizada no sudeste da França e originou-se da fusão das regiões Midi-Pirenee e Langedoc-Roussilion, por meio de um processo nacional de fusões territoriais, iniciado em 2014 e concluído em 2016, cujos principais objetivos eram a redução de despesas e a modernização e simplificação da Administração Pública Francesa.

Voltar para a página de Notícias