Notícias

O Ipem-PE e Inmeq –AL realizam Operação Conjunta de Cronotacógrafo

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e delegado do Inmetro, que tem como finalidade proteger o consumidor e as relações de consumo, irá realizar nos dias 18 e 19 de maio uma Operação conjunta de cronotacógrafo com o Inmeq-AL (Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas) e o 6° Batalhão da Polícia Militar. A fiscalização será realizada na Rodovia AL 101 Norte em frente ao posto policial da região, divisa entre os estados de Pernambuco e Alagoas.

O objetivo é intensificar a fiscalização do cronotacógrafo – instrumento que registra, de forma simultânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo. Segundo o presidente do Ipem-PE, Adriano Martins, “a fiscalização é de suma importância para a segurança no trânsito e no caso de acidentes, o registro que ficou gravado no instrumento pode até servir para comprovar perante a Justiça a velocidade percorrida pelo proprietário do veículo, o que pode ajudar e muito nas investigações policiais”. A presença do instrumento é obrigatória nos veículos de transporte de cargas em geral, transporte de produtos perigosos, escolar e coletivo acima de dez passageiros.

Em casos de irregularidades, o instrumento pode ser apreendido e o proprietário do veículo passa a ser autuado, podendo ainda sofrer punições que vai de advertência à multas.

CRONOTACÓGRAFO – A convocação para verificação, que é obrigatória e bi-anual, é realizada através de edital e distribuída para os sindicatos responsáveis, além de informativo na imprensa. Além do serviço que é oferecido no posto, os fiscais também realizam operações nas estradas para conferir se os veículos estão em dia com a verificação metrológica do cronotacógrafo. Neste mês fiscais metrológicos do Inmeq-AL participaram de um treinamento ministrado pelo monitor do Inmetro e técnico do Ipem-PE Carlos Falcão, onde tiveram orientações de como proceder durante a fiscalização de cronotacógrafo.

Voltar para a página de Notícias