Notícias

Novo entreposto aduaneiro no Porto de Suape

O Tecon Suape, maior terminal alfandegado de contêineres do Porto de Suape, recebeu o credenciamento da Receita Federal do Brasil para operar em regime especial de entreposto aduaneiro na armazenagem de importação e exportação. Nesse regime, há a suspensão do pagamento de impostos por 1 ano até a nacionalização da carga. Na prática, o serviço de entrepostagem oferece ao importador a possibilidade de nacionalizar a carga em partes, permitindo o fracionamento do pagamento de impostos para grandes lotes.

O terminal utilizará parte da estrutura de armazéns e pátios já existente para o novo regime de entreposto aduaneiro, que será operacionalizado pelo sistema SARA. O novo serviço disponibilizará uma vasta gama de oportunidades para os importadores na entrepostagem de carga, dando-lhes a chance de maximizar e otimizar as suas operações com o Tecon no conceito de que é mais rápido e seguro, além de reforçar o conceito de um terminal one stop shop (tudo num só lugar).

“Estamos identificando a possibilidade de criação de novas linhas regulares de navegação que passem por Suape, aumentando ainda mais nossa movimentação de contêineres. Além disso, celebramos um convênio de colaboração com o Porto de Las Palmas, na Espanha, para aprimorar as relações de negócios e incrementar a movimentação de cargas entre os portos nos próximos anos”, comentou Marcos Baptista, presidente de Suape.

O Porto de Suape é o maior movimentador de contêineres do Norte/Nordeste. Em 2016, houve o crescimento de 4% no volume da movimentação de contêineres em relação a 2015, somando 4.732.203 toneladas, contra 4.537.162 toneladas no ano anterior. O Tecon é a quarta empresa em Suape a operar no regime de entreposto aduaneiro. Além dele, os recintos alfandegados LocalFrio, Wilson Sons e JSL oferecem esse tipo de operação.

TECON SUAPE – Localizado na zona primária do Porto de Suape, o terminal alfandegado de contêineres Tecon Suape possui área de 380 mil m2, com capacidade para movimentar, anualmente, 700 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). Em 2016, de acordo com a Antaq, 390.508 TEUs foram movimentados pelo terminal.

SUAPE - Com 38 anos de existência, o Complexo Industrial Portuário de Suape conta com mais de 100 empresas instaladas e em processo de implantação em seu território de 13,5 mil hectares. Esses empreendimentos somam mais de R$ 50 bilhões em investimentos privados, empregando um total de 18 mil trabalhadores diretamente. Suape está conectado aos principais portos do mundo. Em 2016, bateu o recorde de movimentação de cargas com 22,7 milhões de toneladas, um crescimento de 15% em relação a 2015.

Voltar para a página de Notícias