Notícias

EMPRESAS DA MATA NORTE TERÃO MELHORIA NO SUPRIMENTO DE ENERGIA

Atendendo à solicitação das empresas instaladas na Zona da Mata Norte de Pernambuco, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), solicitou ao Ministério de Minas e Energia a inclusão da expansão da Rede Básica da região entre os lotes que devem ser leiloados em dezembro deste ano pelo Governo Federal. O encaminhamento é resultado de uma série de reuniões envolvendo as principais lideranças do setor elétrico nacional, motivadas pelo encontro entre o vice-governador e secretário Raul Henry junto ao empresariado dos polos Vidreiro e Farmacoquímico, em fevereiro deste ano.

Empresas como Vivix, Klabin e Hemobrás queixam-se de interrupções e perturbações no suprimento de energia, prejudicando o processo produtivo, que sofrerá expansões ao longo dos próximos anos. A avaliação da SDEC, em conjunto com o setor elétrico, é de que o atendimento pode ser significativamente aperfeiçoado com a transferência do Sistema Goianinha para o Sistema Pau Ferro – um conjunto mais robusto devido à interligação com os anéis de 230kV e 500kV da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf).

A expansão da Rede Básica leva em consideração a operação da linha de transmissão de 230kV que atenderá ao Polo Automotivo de Goiana, em 2018, a partir do Sistema Pau Ferro, possibilitando o acesso a outras cargas da região. “Além de impulsionar de forma consistente o progresso da Zona da Mata Norte, a instalação da fábrica da Jeep aproximou o sistema de 230kV, a partir de Pau Ferro, para perto de outras cargas, incrementando a confiabilidade e a qualidade da energia fornecida”, destaca o secretário executivo de Energia, Luiz Cardoso Ayres Filho.

Além da SDEC, participaram das reuniões realizadas durante os últimos meses representantes do Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e Companhia Energética de Pernambuco (Celpe)

Voltar para a página de Notícias