Porto do Recife

Tendo iniciado suas operações em 1918, é um dos mais tradicionais portos do País. Com mais de três quilômetros de cais, sua área de influência alcança Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, sul do Ceará e Bahia. A clientela vai da Bahia ao Amazonas. Também está dentro da rota de navegação do Mercosul e das principais rotas internacionais, com ligação direta para a América do Norte, Europa, África e Ásia.

Gerido desde 2001 pelo Governo de Pernambuco, através da sociedade de economia mista Porto do Recife S.A., o porto, com vocação para movimentar granéis sólidos, tem cinco terminais de destaque: o açucareiro; o de coque de petróleo; o de malte de cevada; o de cereais e o de trigo.

Todas essas operações são realizadas pela iniciativa privada, assim como a administração de todos os terminais, o que se insere na estratégia de dar ao porto um perfil de polo de negócios e não apenas logístico. As principais cargas movimentadas no Porto são açúcar, barrilha, coque, fertilizantes, malte, melaço, milho, trigo e contêineres.

O Porto do Recife está se transformando num grande polo de turismo, serviço e lazer. Dez antigos armazéns estão sendo reformados para dar origem a um museu, um centro de artesanato, hotel, cinema, salas empresariais, lojas comerciais, bares e restaurantes. O projeto Porto Novo vai mudar a paisagem da cidade, integrando ainda mais o Recife ao momento de desenvolvimento vivido por Pernambuco.

Website: www.portodorecife.pe.gov.br