28° C

Notícias

Notícias

Governo de Pernambuco firma parceria com a Uber e concede transporte gratuito aos postos de vacinação

Empresa vai doar 10 mil viagens. Por terem dificuldade de locomoção, idosos são o foco da medida que prevê acelerar a imunização 

 0901 Uber

 

O governo de Pernambuco firmou parceria com a Uber para conceder viagens gratuitas à população até os pontos de vacinação. Serão 10 mil viagens, garantindo a ida e a volta de casa até os locais. A ideia é ajudar no processo de imunização dos grupos prioritários, principalmente idosos, que têm dificuldades de mobilidade. A parceria vale a partir desta quarta-feira (10/2) e atualmente contempla idosos a partir dos 85 anos, conforme calendário do plano de imunização. Inicialmente, participam as cidades do Recife, de Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Camaragibe. Trata-se do primeiro acordo do Brasil entre a Uber e um governo estadual, sem custos para os cofres públicos. O acordo de doação foi uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Sdec).

A dinâmica funcionará da seguinte forma: O acompanhante do idoso com vacinação agendada em um posto na sua cidade poderá solicitar o Uber inserindo o cupom VACINAPE. O código só permite rotas com origem e destino aos postos de vacinação autorizados pela empresa, assim como as duas viagens devem ser realizadas no mesmo dia. As prefeituras precisarão enviar ao Governo do Estado a lista de pontos físicos de vacinação, com exceção de shopping centers.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio, a ideia é acrescentar mais uma forma ativa do Governo de Pernambuco no processo de vacinação. “A nossa iniciativa em buscar essa parceria partiu do fato de entender que há a dificuldade na mobilidade deste grupo prioritário, além dos relatórios de vacinação da Secretaria de Saúde que mostram que existem lacunas no agendamento da imunização dessa faixa de idade. Então a gente viu essa maneira de acelerar a proteção às pessoas e pede que familiares e acompanhantes utilizem dessa oportunidade”, destacou. “O acordo contempla o volume de 10 mil viagens e tem validade até o dia 4 de junho, mas pode ser renovado”, complementou.

A parceria garante desconto de até R$ 25 por trecho. A recomendação, portanto, é buscar locais de vacinação próximos da residência do idoso, dentro dessa margem de valor. Vale ressaltar que a ação dá direito apenas ao transporte. É responsabilidade da pessoa realizar o agendamento para tomar a vacina.