Grande Recife distribui máscaras de tecido aos usuários do transporte público de passageiros

Trinta mil itens foram entregues no Terminais Integrados de Joana Bezerra, Pelópidas Silveira, Macaxeira, Camaragibe e Cajueiro Seco

WhatsApp Image 2020 05 13 at 17.38.13

O Grande Recife Consórcio de Transporte, numa ação integrada com o Governo de Pernambuco, distribuiu nesta semana 30 mil máscaras de tecidos aos usuários das linhas mais movimentadas dos Terminais Integrados Joana Bezerra, Pelópidas Silveira, Macaxeira, Camaragibe e Cajueiro Seco. A ação, iniciada na segunda-feira (11), é uma medida de combate à proliferação do novo coronavírus no transporte público de passageiros da Região Metropolitana do Recife.

A distribuição contempla duas máscaras de tecido por usuário, que são reutilizáveis. Os itens de proteção foram fabricados no Polo de Confecções de Pernambuco, por meio de um plano de ação desenvolvido pela Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico para estimular a cadeia produtiva durante a pandemia.

As máscaras distribuídas nos últimos dias foram confeccionadas sob orientação do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções (NTCPE), organização social contratada pelo governo estadual para executar as políticas públicas dirigidas ao setor. A entidade orientou a confecção, a partir de cadernos técnicos, assim como atestou a padronização dos produtos com um selo de conformidade.

Os usuários de ônibus receberam, no kit, um folder educativo com instruções de como usar e lavar o acessório de proteção individual. Além de informações sobre higienização, conforme as medidas sanitárias de prevenção para minimizar a transmissão do vírus que causa a doença Covid-19.

Lavatórios – No Terminal Integrado de Cajueiro Seco, o Consórcio ampliou o número de pias para que os usuários e funcionários do local higienizem as mãos com mais frequência. Os lavatórios foram instalados na área interna do terminal, para facilitar o acesso das pessoas sem que precisem se dirigir aos banheiros.